O Partido dos Trabalhadores (PT) em Campina Grande tem um novo presidente: Pedro Netho, de apenas 26 anos, foi eleito no último domingo e entrou para a história como o presidente mais jovem do diretório municipal desde sua fundação. Ele sucede ao professor Hermano Nepomuceno, que esteve à frente da sigla nos últimos anos.

A eleição aconteceu em segundo turno e mobilizou 516 votantes. Pedro Netho venceu com uma votação expressiva, 281 votos, superando seu concorrente Mauro Plácido, que obteve 225 votos. Também foram registrados três votos em branco e sete nulos.

Com uma trajetória já reconhecida nos movimentos sociais, na militância de base, movimento estudantil e pautas socioambientais, Pedro assume o comando do PT campinense em um momento estratégico, às vésperas das eleições de 2026 e 2028, onde a sigla busca fortalecer sua presença na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e na reeleição do Presidente Lula, para se reposicionar politicamente na cidade, no estado e se consolidar ainda mais no campo democrático das esquerdas.

A posse oficial deve acontecer nas próximas semanas. Até lá, Pedro já articula o planejamento da nova gestão partidária, que deve priorizar a formação política de novos quadros, a reaproximação com os movimentos sociais e o fortalecimento da presença do partido nos bairros populares de Campina Grande.

"Nós construímos um movimento ampliado, qualificado e muito representativo das pessoas, coletivos e lutas que se organizam no PT de Campina Grande. Foi isso que nos fez chegar até aqui e consolidar a nossa vitória no último domingo. Temos uma plataforma elaborada com muito diálogo e participação da nossa base militante antes mesmo desse processo eleitoral ter início, que agora orientará a nossa tarefa de reconstrução e união do Partido dos Trabalhadores da nossa cidade. Estou profundamente feliz e agradecido pela vitória, por demais motivado a conduzir junto à nossa militância o novo tempo que sonhamos para o PT de Campina." Afirmou o presidente eleito.

 

Com sua eleição, Pedro Neto não apenas inaugura uma nova fase no PT/CG, mas também simboliza a renovação geracional dentro da legenda, marcada por um passado histórico de lutas sociais e compromisso com a democracia popular.

 

Em seu perfil oficial no Instagram, o novo presidente do PT agradeceu a todos os que votaram e confiaram em seu projeto coletivo e mandou o recado: "chegou a nossa vez". Acompanhe aqui