O acidente com ônibus da UFPA deixou cinco mortos na madrugada desta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu, Goiás. O grupo de estudantes seguia para Goiânia, onde participaria do Congresso da UNE 2025, evento nacional organizado pela União Nacional dos Estudantes.

A tragédia envolveu um caminhão, um ônibus e um micro-ônibus que faziam parte de um comboio de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o primeiro ônibus, matando o motorista e três estudantes. O condutor do caminhão também morreu no local.

Acidente com ônibus da UFPA deixa feridos graves


Além das cinco mortes confirmadas, quatro pessoas foram encaminhadas em estado grave para o Hospital de Alvorada, no Tocantins. O passageiro do caminhão sobreviveu, mas está internado com quadro crítico. Outros dois ônibus que também integravam o comboio da UFPA não se envolveram diretamente no acidente.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da concessionária da rodovia atuaram no resgate das vítimas. O segundo ônibus atingido não teve registro de feridos.

Reações e notas de pesar pelo acidente com ônibus da UFPA


Diversas autoridades se manifestaram sobre o acidente com ônibus da UFPA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a tragédia e expressou solidariedade à comunidade universitária. “Manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Que encontrem conforto e amparo neste momento tão difícil”, declarou em nota oficial.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também prestou condolências e se colocou à disposição das autoridades de Goiás. Já o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB), acionou equipes de saúde e segurança para garantir o acolhimento às vítimas e familiares.

A UNE afirmou estar em articulação com os governos estaduais, o Governo Federal e a UFPA para prestar assistência aos estudantes e familiares. A entidade reforçou seu compromisso com a segurança e com o apoio integral às vítimas.

Congresso da UNE 2025 é marcado por tragédia


O Congresso da UNE 2025, que reúne milhares de estudantes em Goiânia, foi marcado por luto e comoção após o acidente com ônibus da UFPA. A participação dos estudantes paraenses foi interrompida pela tragédia que abalou não só o Pará, mas todo o movimento estudantil brasileiro.

 

Em seu perfil oficial no Instagram, a União Nacional dos Estudantes (UNE), lamentou o ocorrido e prestou solidariedade.