A cidade de Monteiro, no Cariri Ocidental da Paraíba, se prepara para receber, na noite do dia 26 de julho, uma grande celebração de orgulho, visibilidade e inclusão com a Primeira Parada da Diversidade LGBT Cultural de Monteiro, um dos mais importantes eventos LGBTQIAPN+ da região. A programação começa às 20h30, ao lado do Mercado Público, com entrada gratuita e aberta ao público.

Entre as atrações confirmadas estão Myra Maya e o animado DJ Mayan, que prometem transformar Monteiro em um verdadeiro palco de resistência e alegria. O evento será uma explosão de cores, ritmos e mensagens de respeito e igualdade.

Visibilidade, cultura e luta por direitos


De acordo com Ciara Lys, presidente da Parada e coordenadora do Centro de Referência LGBT de Monteiro, o principal objetivo do evento é dar visibilidade à comunidade LGBTQIAPN+, mostrar que essas pessoas existem em todas as famílias, territórios e espaços sociais, e que são dignas de respeito e direitos.

“Queremos demonstrar que temos demandas, que não estamos isolados e, acima de tudo, reafirmar que somos dignos de respeito, temos orgulho, temos direitos e estamos aqui para nos mostrar”, afirmou Ciara.

A diversidade ocupa Monteiro


A Parada da Diversidade LGBT Cultural de Monteiro será também uma importante ferramenta para impulsionar a economia local, valorizando o comércio da cidade e dando visibilidade a artistas LGBTQIAPN+, além de estimular debates fundamentais.

Entre os temas debatidos nos bastidores da programação, estão:

  • saúde mental e redes sociais,
  • políticas públicas de inclusão,
  • raça, gênero e pertencimento,
  • protagonismo LGBTQIA+ nas cidades do interior.

Orgulho e resistência no coração do Cariri


Este é um espaço para que a comunidade possa afirmar seu grito de existência, celebrar a felicicade e diversidade e mostrar que assim como todos, são pessoas do bem, que merecem ocupar seu lugar na sociedade.. A Parada se consolida como um momento de afirmação coletiva, que une arte, diversidade, economia e cidadania.

O evento é realizado pela refeitura Municipal de Monteiro, Governo do Estado da Paraíba, e com o apoio e parceria de movimentos sociais da região.