O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar em três categorias, fez história ao conquistar a primeira estatueta do cinema brasileiro na 97ª edição da maior premiação do cinema internacional.
O filme, que é protagonizado por Fernanda Torres, venceu na categoria Melhor Filme Internacional. O responsável por receber a estatueta foi o diretor do longa, Walter Salles, e em seu discurso reforçou não só a atuação de Fernanda Torres, como também dedicou a estatueta a Eunice Paiva, a protagonita da história bem como destacou a participação de Fernanda Montenegro, indicada há quase 30 anos atrás.
"Esse prêmio vai para uma mulher, que durante uma perda sofrida em um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Então, esse prêmio vai para ela. O nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as duas mulheres incríveis que interpretaram ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. E vai às duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", afirmou Walter Salles.
O longa-metragem também foi indicado em mais duas categorias, Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e Melhor Filme.