Na tarde do último domingo (12), Treze e Auto Esporte-PB se enfrentaram no estádio O Amigão, em duelo válido pela abertura do Campeona Paraibano 2025. A partida acabou empatada pelo placar de 1x1, gols marcados por Pedro Rodrigues (Treze) e Doido de Mandacaru (Auto Esporte-PB).
A partida
Durante o primeiro tempo, a equipe do Treze dominou todas as ações, abrindo o o placar logo aos 11 minutos, quando Pedro Rodrigues aproveitou chute cruzado de Lincoln em direção ao gol, se antecipou à marcação e balançou as redes no Amigão. Além dessa chance, a equipe do Galo da Borborema empilhou chances não convertidas em gol, assim como já havia acontecido contra a equipe do Ferroviário em jogo válido pela Pré-Copa do Nordeste, onde o Treze saiu derrotado por 2x0. Com ao menos mais três chances claras de gol não convertidas, o primeiro tempo terminou em 1x0.
No segundo tempo o roteiro foi bem parecido com o primeiro, um Treze que dominava as ações, mas não conseguia marcar. Já no primeiro minuto da segunda etapa, Renan Diniz aproveitou sobra de bola e tentou encobrir o goleiro do Auto Esporte-PB, obrigando a defesa a cortar a bola em cima da linha, evitando o segundo gol do Treze. Aos 7 minutos, Jeam chegou a marcar, mas a arbitragem pegou toque de mão do centroavante trezeano, anulando o gol.
A tônica do jogou continuo no desperdício de gols, Van, Lincoln e Wandson foram outros atletas a perder gols pela equipe do Treze. E como já diria a máxima do futebol: "quem não faz, leva!". Foi exatamente assim que o Auto Esporte-PB achou o gol de empate aos 41 minutos da segunda etapa. Doido de Mandacaru, que havia entrado na segunda etapa, aproveitou cobrança de falta e mandou no ângulo do goleiro trezeano Igor Rayan, que só observou a bola entrar em sua meta e colocar números finais na partida.
Personagem da partida
Doido de Mandacaru, cria da modalidade X1 foi o destaque da partida. Não só pela bela cobrança de falta para empatar o jogo, mas pela sua história de vida e superação.
O meia de 24 anos fez na tarde deste domingo (12) a sua estréia no futebol profissional. Mesmo sendo bastante conhecido na modalidade X1, Doido de Mandacaru ainda era desconhecido no futebol e deu uma emocionante entrevista ao final da partida.
Morei 20 anos em um orfanato, saí de lá sem ter casa e nem onde morar. Quando mataram meu pai, minha mãe não teve condições de me criar. Passei anos pulando de orfanato em orfanato e prometi a meus irmãos que iria ser jogador de futebol. E hoje estar aqui, marcar esse gol, é a concretização de uma promessa. Desde sempre queria ser jogador de futebol e escutei de muitos que não iria conseguir.
Colocação dos times na tabela
Com o empate, Treze x Auto Esporte-PB dividem a 4ª colocação da tabela, atrás de Esporte de Patos, Botafogo-PB e Serra Branca, que foram os únicos times entre os dez a vencer na primeira rodada.
Próximos adversários
O Treze volta a campo no próximo domingo (19), contra a equipe do Campinense, às 16 horas, no estádio O Amigão. Já a equipe do Auto Esporte-PB enfrenta o Campinense em casa, no estádio Almeidão, em João Pessoa, no próximo dia 22 de janeiro.