A Polícia Civil da Paraíba, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams/PB), iniciou o mês de abril com a prisão de nove investigados por crimes de violência doméstica e/ou sexual, em seis municípios do estado. A ofensiva, realizada entre os dias 1º e 4 de abril, resultou em oito mandados de prisão cumpridos e uma prisão em flagrante.

Prisões foram realizadas em seis municípios diferentes

As ações foram conduzidas pelas Deams de Bayeux, Queimadas, Guarabira, Campina Grande (Zona Leste), Santa Rita (com duas prisões), João Pessoa (Zona Norte e Zona Sul, com três prisões). A delegada Maria Sileide de Azevedo, coordenadora das Delegacias Especializadas, destacou a importância da denúncia por parte das vítimas como passo fundamental para a responsabilização dos agressores.

“Essas mulheres tiveram coragem de procurar nossas delegacias e relatar os abusos. Nossos agentes, então, deram início a investigações que resultaram na expedição de mandados e, posteriormente, nas prisões dos suspeitos”, afirmou a delegada.

As autoridades reforçam que qualquer pessoa pode denunciar crimes de violência contra a mulher de forma anônima, pelos números 180 e 197. Em casos de flagrante ou risco iminente, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.