A valorização da cultura popular tomou conta do Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos Três Pandeiros), em Campina Grande, neste domingo (27), durante o Seminário ‘Tradição e Oralidade na Vida e Obra de Mestres e Mestras das Culturas Populares de Campina Grande’. O evento foi promovido pela AJURCC (Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania) e pelo Campina de Brincantes, com apoio da vereadora Jô Oliveira, reconhecida pela sua atuação em defesa da cultura e da memória popular.

A programação do seminário começou às 16h e contou com rodas de conversa, apresentações culturais, e homenagens a mestres e mestras que mantêm viva a tradição oral e os saberes populares de Campina Grande. O evento também celebrou a diversidade e resistência das manifestações culturais que marcam a identidade da cidade.

Jô Oliveira falou sobre a cultura em Campina Grande

Em sua fala, a vereadora Jô Oliveira destacou a importância de reconhecer e valorizar quem já constrói cultura todos os dias, muitas vezes sem nenhum apoio por parte do executivo.

“Imagine das pessoas que muitas vezes a gente não sabe nem o nome, mas que continuam alimentando a cultura de Campina Grande. A gente encontrou aqui hoje criança brincando encantada, com o olho brilhando e isso faz com que a gente imagine que é possível pensar uma nova forma de fortalecer a política cultural em Campina. Reconhecer quem já faz, saber quem tá lá na ponta muitas vezes sem recurso e que só precisa de um suporte. Acredito que enquanto Câmara de Vereadores e Vereadoras, a gente tem um papel fundamental que é de fazer acompanhamento, fiscalização e, acima de tudo, lutar por recursos para a cultura”, declarou Jô.

seminario cultura map 2 Custom

O seminário reforçou a urgência de políticas públicas voltadas à cultura, especialmente no reconhecimento dos mestres da oralidade e tradição, que muitas vezes não têm seus nomes registrados, mas têm sua arte e sabedoria repassadas por gerações. O evento também reforçou o papel da Câmara Municipal na valorização da cultura popular, tema recorrente no mandato de Jô Oliveira.