A cidade de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, foi a cidade escolhida para receber um encontro cheio de arte, inclusão e tecnologia entre os dias 11 e 13 de julho, com a realização do 2º Festival Conecta Juventudes: Cultura e Inclusão Digital. Voltado para jovens de 15 a 29 anos de toda a Paraíba, o evento reunirá oficinas criativas, debates, apresentações culturais e muita troca de experiências.
Promovido por diversas organizações sociais e culturais, o Festival Conecta Juventudes 2025 celebra a força das juventudes como protagonistas da transformação social. O evento é gratuito e totalmente pensado por, para e com as juventudes.
Sexta-feira (11): Abertura com cultura popular
A programação tem início na sexta-feira (11) com acollhida, credenciamento e jantar coletivo. À noite, o público poderá conferir uma programação cultural gratuita e aberta à população local:
Local: Quadra de eventos, a partir das 19h
A abertura contará com a presença de autoridades locais e a nível paraibano em uma mesa de diálogo, estão confirmados nomes como: o prefeito João Paulo França, a vereadora de Campina Grande Jô Oliveira, representantes das secretária de estado de Cultura, Ciências e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, representantes de comunidades indígenas e quilombolas, entre outras lideranças. Após essa rodada de diálogos, será o momento de muita cultura com diversas atrações.
Atrações confirmadas:
- Sociedade Musical São Miguel
- Vinícius Aboiador & Dadá Aboiador
- Robsom MC
- Farra dos Poetas
- DJ Virgulino
Sábado (12): Oficinas, debates e cultura periférica
A manhã começa com mesa-redonda no Pavilhão Central sobre o tema “Juventudes periféricas e o mundo das telas – quando o digital impacta a saúde”, com enfoque em saúde mental, autoimagem e políticas públicas digitais.
À tarde, jovens participarão de oficinas simultâneas com temas como:
- Robótica e tecnologias livres
- Produção de vídeos com smartphone
- Introdução à programação
- Redes sociais e questões de raça e gênero
- Inclusão digital e inteligência artificial
- Políticas culturais na prática
- Segurança nas redes
- Economia solidária e e-commerce
Locais: CEMEC, Creche Municipal e Praça do Alto
Horário: 14h às 18h
À noite, o palco volta a receber atrações culturais:
- Carrazeira das Candinhas
- Grupo Cultural Raízes
- Clara Potiguara
- Givaldinho do Acordeon
Domingo (13): Encerramento e protagonismo juvenil
O último dia será marcado por apresentações das oficinas, leitura da Carta do Conecta Juventudes e show do Grupo de Dança Ubuntu, além de atividades de avaliação coletiva.
Exposições e vivências
Durante o sábado, das 8h às 21h, o público também poderá visitar o Planetário Urânia, instalado ao lado do Pavilhão Central, com observação do céu e atividades de astronomia.
Como foi o 1° Festival Conecta Juventudes, em Cabaceiras
Com realização em Cabaceiras, O 1º Festival Conecta Juventudes, realizado de 12 a 14 de janeiro de 2024, no Cariri paraibano, foi um marco para a juventude da Paraíba. Com o tema cultura e inclusão digital, o evento promoveu oficinas, rodas de conversa, exibição de curtas e shows abertos ao público, reunindo jovens de diversas regiões e origens — de movimentos estudantis a quilombolas, de coletivos culturais a grupos LGBTQIAPN+.
A escolha por Cabaceiras simbolizou o compromisso com a descentralização dos espaços de debate e criação, e a resposta das juventudes foi potente: ocupar, criar, expressar. Agora, o 2º Festival Conecta Juventudes, em Barra de São Miguel, retoma essa força coletiva, expandindo o diálogo com ainda mais oficinas, experiências e expressões culturais.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Ajurcc.