A cidade de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, foi palco de um dos encontros mais potentes de 2025: o II Festival Conecta Juventudes, realizado entre os dias 11 e 13 de julho. Com o tema “Cultura e Inclusão Digital”, o evento reuniu centenas de jovens da Paraíba e de estados vizinhos como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, consolidando-se como um dos maiores festivais voltados para juventudes do Nordeste.
Organizado pela Ajurcc (Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania), com patrocínio do NIC.br e CGI.br, e apoio da Prefeitura de Barra de São Miguel e Governo da Paraíba, o festival teve como objetivo central promover espaços de escuta, expressão e formação com os jovens, especialmente em torno das transformações digitais e culturais do nosso tempo — objetivo que foi amplamente alcançado.
Confira a programação completa do II Festival Conecta Juventudes aqui.
O II Festival Conecta Juventudes foi marcado por debates urgentes e transformadores, que envolveram temas como:
- Saúde mental por trás das telas
- Mídias e redes sociais como instrumento de luta
- Redes sociais e as questões de raça, gênero e geração
- Políticas culturais na prática – como participar e incidir?
- Inclusão digital, redes sociais e inteligência artificial
A programação ainda contou com oficinas criativas, rodas de conversa, vivências, apresentações artísticas, além da presença de lideranças indígenas, quilombolas, culturais e políticas como o prefeito João Paulo e a vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira, que participaram ativamente de toda a programação.
Cultura, protagonismo e inclusão digital no centro do festival
Além das atividades formativas, o II Festival Conecta Juventudes promoveu noites culturais abertas ao público, com artistas como Robsom MC, DJ Virgulino, Vinícius e Dadá Aboiador, Clara Potiguara e o grupo de dança Ubuntu. A integração entre arte e reflexão garantiu que a proposta do evento — valorizar juventudes que se conectam e conectam outras pessoas — se tornasse realidade em cada parte da programação.
Com um público engajado, plural e criativo, o Conecta Juventudes 2025 reafirmou que uma nova geração está pronta para ocupar espaços, construir pontes e transformar realidades com cultura, com tecnologia e com coragem.