Eleito presidente do Partido dos Trabalhadores de Campina Grande há pouco mais de um mês, Pedro Netho não se deu descanso ao término da disputa. O discurso de renovação e de compromisso com a transição geracional que deu tom à sua campanha continua ocupando o topo das suas prioridades para o PT de Campina Grande e da Paraíba.
Depois do processo de eleições diretas que elegeu as novas direções no Brasil inteiro, o Partido dos Trabalhadores já divulgou a chamada para o Congresso Nacional da Juventude do PT, previsto para o início de dezembro. Antes da etapa nacional, a JPT deve eleger suas secretarias nos estados e nos municípios. Para Pedro Netho, que será o mais jovem presidente da história do partido em Campina Grande e um dos mais jovens do país, a rainha da Borborema tem muito a contribuir com a organização da juventude tanto no município quanto no estado.
Pedro Netho aposta no nome de Gabi Benvenutty para a disputa pela secretaria estadual da JPT. Suplente de vereadora em João Pessoa, Benvenutty foi uma das apostas de renovação do partido nas últimas eleições municipais, tendo recebido 3.462 na primeira tentativa por uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa. Pedro Netho e Gabi Benvenutty vêm se destacando como duas lideranças proeminentes do PT na capital e no interior do estado, e a aproximação dos dois se deu após o PED.
Perguntado sobre essa articulação, Pedro comentou que “o nome de Gabi representa o melhor da nossa juventude. Organizada, preparada, qualificada e comprometida, Gabi é, sem dúvida, o melhor nome para essa disputa. Sua trajetória inspira e é referência para todos nós, e com certeza alcançará a nossa juventude em todo o estado, porque o exemplo arrasta. Se sua candidatura para a secretaria estadual da JPT se viabilizar, nós estaremos juntos nessa construção”.
Sobre Campina Grande, Netho apontou ainda o nome de alguns jovens que caminharam ao seu lado na disputa pela presidência municipal: “estamos, sim, pensando na reconstrução da JPT de Campina Grande. Faremos um grande seminário com a nossas juventudes antes mesmo da etapa municipal do congresso. Não nos faltam nomes, a exemplo do companheiro Yan Gabriel, da companheira Karol Paulino, que estará comigo no diretório municipal, fazendo valer o que dizia sobre não chegar sozinho ao comando do partido. O nosso movimento sozinho vai cumprir toda cota de 20% de vagas para a juventude na direção. E estamos filiando mais jovens. Focaremos nisso até o dia 13 de setembro, que é o prazo máximo”.
A posse de Pedro Netho está marcada para o próximo dia 10 de setembro, às 18h30min, em local a ser divulgado.