O transformador de 250 toneladas, que está sendo transportado para o Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano, chegou à cidade de Campina Grande na madrugada desta segunda-feira (24). O deslocamento é realizado com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e seguirá viagem na terça-feira (25), a partir da Unidade Operacional da PRF, no km 143,7 da BR-230.
Pausa no transporte e escolta especializada
No sábado (22), o transporte foi temporariamente pausado no km 112 da BR-230, no município de Ingá. A PRF explicou que a paralisação foi necessária para o descanso das equipes envolvidas na operação, que já estavam atuando por quatro noites consecutivas. A escolta foi retomada às 21h30 de domingo (23).
O deslocamento ocorre a uma velocidade média de 7 km/h, devido ao tamanho e peso do equipamento. A operação conta com 12 carros e 8 motos da PRF, que garantem a segurança e o controle do tráfego ao longo do trajeto.
Impacto da energia gerada pelo parque eólico
O transformador faz parte da infraestrutura do Parque Eólico Serra da Palmeira, empreendimento estratégico para a matriz energética da Paraíba e do Brasil. De acordo com Lucas Cardoso Sanchez, diretor da empresa responsável pelo projeto, a geração de energia será essencial para o abastecimento estadual e nacional.
A PRF reforçou a importância da prudência dos motoristas durante o deslocamento do equipamento. Condutores não devem se aproximar da carreta em movimento, e veículos estacionados no acostamento da BR-230 podem ser multados ou apreendidos.